terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Um grupo que vai à escola

Dia desses, andando pela rua, avistei um grupo de mais ou menos 6 pessoas vestidas com uma mesma camiseta.
Na camiseta se lia alguma coisa parecida com isso (não tenho muita certeza!): ALUNOS DA REDE PÚBLICA. ENSINO FUNDAMENTAL.
Gente, o que espantava não era o que tinha escrito na camisa, nem o fato de haver algumas pessoas vestindo-a. Era que, simplesmente, essa gente que a usava devia ter, no mínimo, seus 30 anos (eu não sou boa com essa coisa de idade, mas tenho certeza de que é mais ou menos por aí!) e que a blusa era um indício de que elas frequentavam a escola.
Na hora, quase chorei de tão emocionada que fiquei.
É tão difícil ver alguém de mais idade que tem interesse em estudar. Geralmente as pessoas mais adultas desistem, pois se acham muito velhas para conseguir absorver alguma coisa. Acham que não têm capacidade o suficiente de aprender o que não aprenderam na infância e na adolescência. Mas aqueles,não. Eles pareciam bastante contentes e entusiasmados com a ida à escola. E muito determinados, com sede de conhecimento e de vitória. De vitória porque permanecer na escola, ter coragem para ir até o final, para alcançar seus objetivos, é vencer. E eles demonstravam isso.
Essa turma me causou uma emoção, uma felicidade, e uma esperança por ter provas de que a situação está começando a mudar. Não sei o que está provocando essa mudança: se as pessoas estão tomando consciência por si próprias da necessidade de estudar, ou alguém de fora está intervindo, ou algum programa do governo está dando uma "ajuda de custo" para elas frequentarem a escola. Só sei que, pelo menos aparentemente, está surtindo efeito. E eu fico muito feliz com isso. Este fato nos dá esperanças de que um Brasil melhor está por vir.
É legal saber que a população está mais interessada em estudar, em aprender. É legal saber que o nosso país está crescendo através da educação. Afinal, é realmente por esta (e outras) que se chega a algum lugar, que se evolui.


5 comentários:

Luciana Clarissa disse...

texto crítico, sem ser ferrenho. perfeito.
concordo com seu ponto de vista. educação é necessária, é preciso, no entanto, preocupar-se com a qualidade e não quantidade.
beijos, clarissa;)

Sobre disse...

Olá, Clarissa!

Vagando por aqui, achei vc! Achei bacana o blog!

Então quanto ao texto, minha mãe terminou o ensino medio em 2006 e está super feliz agora, na faculdade. Acredito q ela sentiu necessidade de realização de um sonho! E se pararmos pra pensar, HOJE, oq vale mesmo a pena, é o que vc tem dentro de sí. Seja sentimento, lembrança, livros e letras...

Bom... é isso!

Grande beijo!

Anônimo disse...

li seu blog e gostei bastante. Siga em frente. Vc demonstra muita sensibilidade e capacidade de observar o mundo à sua volta. Compartilhe essa sentimento, pois, atualmente, as pessoas andam tão fechadas em si mesmas, que esses pequenos textos funcionam como alavanca para despertar sentimentos adormecidos. Diga a sua mãe que estou mandando um beijo pra ela também.

Sobre disse...

Oiiii!!
Sim, pratico esse esporte sim!
E já tive piercing igual ao seu! só q ñ fiquei por mto tempo..:(

Ah! Obrigada por me adicionar aqui, viu!

Bjao e boa semana pra ti!

Unknown disse...

ei clacla! massa esse texto! faz uma discursiva criticando a frase "educaçao no brasi. ensino fundamental" ou " educaçao no Brasil. Ensino É fundamental"
massa né??? quero os creditos n se esqueça !!! bjooo =****